Tradutor de Página

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

EFEITOS FISIOLÓGICOS DA PRÁTICA DAS ATIVIDADES FÍSICAS OU DESPORTIVAS PARA PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL

O crescimento e a evolução da prática de atividade física pelas pessoas com deficiência, tem se apresentado de várias formas, incluindo exercícios físicos, atividades recreativas, terapia e o esporte.

Segundo (DEPAUW & GRAVON,1995), atividade física sempre foi um importante componente da vida humana durante a história.

Na pré-história o uso da atividade física tinha a função de manter a força, melhorar a resistência em função da sobrevivência. Na China, teve a função curativa e preventiva das desordens físicas. Na Grécia, as atividades físicas, eram utilizadas para proporcionar desenvolvimento do corpo belo e o equilíbrio mental, social e o treino físico.

Nos tempos modernos, de acordo com (FEIJÓ, 1995. pg 59), a atividade física, mesmo quando praticada com intenções terapêuticas, para preservar ou restaurar a saúde, apresenta características do jogo da recreação e do lazer dirigido. Dessa forma, o exercício físico e o esporte em particular, nos reportam os importantes benefícios psíquicos e físicos ao ser humano, que segundo (DANTAS, 2005), tem a função de “assegurar a saúde e o vigor dos corpos, aumentando a produção da longevidade dos indivíduos, incrementarem a população do país a melhorar os costumes privados e moral pública”, sendo assim, um instrumento fundamental para a integração da pessoa com deficiência na sociedade.

Historicamente a pessoa com deficiência procura evidenciar todas as formas possíveis a sua capacidade motora e a sua aptidão, através de atividade física ou de uma prática desportiva.

(FONSECA, 1981), procura relevar que “o fundamento da execução do gesto não é um conhecimento anatômico mecanicista, mas o sentido global do comportamento humano que o torna inseparável do seu envolvimento geofísico e social”.

De acordo com (FILHO, 1995), é importante salientar que “a ocorrência de uma deficiência não implica na inaptidão para atividades físico-desportivas”, de acordo com esse mesmo autor, o importante é que ela apresente formas de aptidão que não necessariamente sejam as mesmas defendidas pela maioria dos professores de educação física.

2 comentários:

  1. chaaaaaaaaatttoooooooooooo...e ao mesmo tempo leeeegaaaaaaallllllllllllll

    ResponderExcluir
  2. vaaaassssssssssssssscooooooo queeeeeee noooooojooooooooooo....nao podia ser outro time melhor...

    ResponderExcluir